Como ouvir a tua voz interior e prosperar: Coach interno vs. crítico interno
Não cales a tua voz interior, ela é essencial para conseguires atingir os teus objectivos e prosperar.
Não é possível nem saudável calar o diálogo interno mas quando estamos centrados em pensamentos negativos corremos o risco de paralisar e ficar estagnados na vida.
Para progredir, alcançar objectivos, seguir o caminho da realização (do que dá realmente sentido à nossa vida), precisamos de uma voz interior que esteja do nosso lado - de um treinador interno.
Já vimos como modificar o padrão de pensamentos negativos, agora vamos
centrar-nos em como utilizar a voz interior
perceber as suas vantagens,
e tendo em mente as características de um bom coach,
No final do artigo apresento-te o segredo para
Como utilizar a Voz Interior
Como humanos temos a capacidade de utilizar, em silêncio, a linguagem para refletir. Esta capacidade é uma ferramenta que devemos utilizar no seu melhor potencial.
O nosso cérebro permite-nos "ouvir" a nossa voz sem estarmos a formar sons.
Os sinais cerebrais que causam este fenómeno também nos ajudam a distinguir entre estímulos internos e externos. É por isto que a nossa voz gravada nos soa tão diferente da que percebemos quando falamos.
A nossa voz interior pode ser uma ferramenta fantástica ou uma maldição.
Interessa desligar o drama interno que se vira contra nós e os outros. E ao mesmo tempo reforçar a capacidade de ouvir o nosso lado sensato, conectado com a realidade, aproveitando em pleno as suas funções.
Vantagens da Voz Interior
Não cales a tua voz interior, ela é quem realmente és.
Encontra a tua verdadeira voz interior, confia no teu instinto. O resto virá naturalmente.
A voz interior permite-nos construir a narrativa que explica as nossas experiências, dá forma ao nosso entendimento de quem somos, forma a nossa identidade. Ajuda-nos a construir a história da nossa vida.
Tem funções na simulação e planeamento (importante para construir e apresentar um vídeo), na troca de tarefas (quando a meio da apresentação tenho de responder a um email), e raciocínio lógico (ao encontrar uma sequência de tópicos que faça sentido).
E ajuda-nos a manter o auto-controle (contra-argumentando com o lado que quer ir buscar outra bolacha, sabendo bem que vou acabar por comer o pacote inteiro…).
Características do coach interno
Vamos então procurar definir as qualidades que procuramos no nosso coach interno.
Estamos a fazer de conta que vamos contratar um para nos acompanhar daqui para a frente.
O nosso candidato vai ter de ser:
encorajador (perante os novos desafios que se colocam)
paciente (quando é necessário aprender a dominar novas competências)
solidário (adere à nossa causa, é a nosso favor)
compreensivo (com as nossas limitações)
alguém que nos valida (na dificuldade com que nos deparamos); mas ao mesmo tempo
focado nos objectivos (no que podes controlar, no esforço que colocas na tarefa)
atento (não deixa de ter em mente as nossas necessidades em todas as situações)
curioso (para descobrir novas técnicas, locais, autores,....)
no geral alguém positivo.
Como não podemos ir ao mercado de trabalho recrutar este treinador... vamos reforçar o treinador interno. Isto vai requerer um esforço consciente.
Como nutrir uma voz interior saudável
Depois de reduzir a intensidade das vozes críticas, vamos praticar o internalizar de vozes positivas.
Escolhe uma pessoa, pode ser um familiar, um amigo, um antigo professor, alguém real na tua vida que te marcou positivamente.
Escolhe também um autor, de livros, de música, alguém que usa a palavra para transmitir sentimentos que te interessa colher.
Escolhe outro autor, mas agora de arte ou música que não use a palavra.
Escolhe uma figura pública que admires pelas qualidades que apresenta ao mundo.
Destes quatro faz uma lista das qualidades que admiras, daquilo que fariam se estivessem no teu lugar, e do que te diriam se fossem teus amigos íntimos.
A lista de qualidades é aquilo que tu já és! Se as vês no outro é porque já existem em ti, só precisam ser nutridas.
A lista do que fariam é o conjunto de atitudes que deves ter em cada situação. E se as soubeste enumerar é porque as sabes aplicar, só requer prática.
A lista do que te diriam é o que já sabes que deves dizer a ti mesmo... falta dizer mais vezes. Não esqueças de acrescentar emoção quando o dizes (lembra-te que incorporar novos conceitos significa colocar no corpo, sentir).
Como escutar a voz interior
Agora vamos ao segredo para escutar a voz interior...
Não vai ser novidade nenhuma quando eu te falar no silêncio. Mas é essencial que encontres um espaço no teu dia para conseguir um momento só para ti. Podem até ser apenas 10 minutos, mas todos os dias pratica o saber escutar a mente e o corpo.
A repetição diária é mais importante do que uma sessão intensa de vez em quando. Estamos a construir novos percursos neurais, é um trabalho de fitness mental. Não esperarias conseguir dominar um desporto com apenas um treino por semana.
Para escutar a voz interna pratica ficar em silêncio num local em que não sejas incomodado por elementos externos. Respira fundo até sentires que a pulsação está a baixar, experimenta expirar durante mais tempo do que inspiras. Por exemplo se inspiras em 4 tempos, expira em 8 tempos.
Quando a mente deixar de ruminar em preocupações quotidianas deixa-a vaguear. Não pretendemos calar os pensamentos, mas também não nos interessam os padrões de pensamento antigos.
Ou sai e move-te, o nosso corpo evoluiu para viver fora, o nosso cérebro precisa do contacto com a natureza. Temos de relembrar como a nossa biologia desempenha um papel fundamental na nossa mente. O movimento ou exercício físico, para além de ser saudável, ocupa o corpo e liberta a mente para poder vaguear...
Quando estás calmo, sereno, a mente deixada solta viaja por espaços e recantos inesperados... deixa-a... são apenas pensamentos.
Com prática vais perceber que no meio destas viagens a mente encontra soluções inesperadas para questões que até então não tinham resposta, ou que estavam mal resolvidas.
“Escuta o silêncio”.
Coach Interno vs. Crítico Interno
O critico interno muitas vezes esconde-se por trás da máscara do nosso guia moral, mas deves desenvolver a capacidade de perceber a diferença.
Promove uma autoconsciência saudável. A autoconsciência não é degradante, permite-nos encontrar as nossas falhas ou qualidades indesejáveis e atuar de forma a corrigi-las sem nos diminuir.
Ajuda-nos a melhorar, a tomar decisões saudáveis, e nunca promove o sentimento destrutivo de auto-ódio, pelo contrário, promove o sentimento de crescimento em direção ao amor e respeito próprio e pelos outros.
Usa a tua voz interior a teu favor, pode ser o teu melhor amigo. Um parceiro que quer o melhor para ti, que te quer ver prosperar, vencer nos objectivos que te propões, ser feliz e realizado.
Sê gentil contigo,
Até breve.
Leitura recomendada: